Cuidados Paliativos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), oferecem assistência integral a pacientes e familiares diante de uma doença grave que ameace a continuidade da vida, através da prevenção e do alívio do sofrimento humano, tratando a dor e outros problemas de natureza fisica, psicossocial e espiritual.

A Associação Presente reconhece a importância dos Cuidados Paliativos enquanto imprescindíveis para dignidade do ser humano e assim além da assistência integral ao assistido e acompanhante, a Associação Presente promove atendimento gratuito ao paciente que enfrenta o câncer em estágio avançado da doença.

Semanalmente, a médica oncologista presidente da instituição, Priscila Miranda, acompanhada por uma equipe multiprofissional composta por: psicóloga, enfermeira, nutricionista, assistente social, residentes de medicina, realizam atendimento de nível ambulatorial e realizam ainda visitas às residências de pacientes que procuram ajuda na Associação Presente, quando relatam que a doença do câncer tem comprometido a qualidade de vida do paciente.

Princípios dos Cuidados Paliativos:

1. Respeitar a dignidade e a autonomia dos pacientes;

2. Honrar o direito do paciente de escolher o tratamento;

3. Comunicar de maneira clara e cuidadosa com o paciente, família e cuidadores;

4. Identificar os principais objetivos dos cuidados de saúde a partir do ponto de vista do paciente;

5. Prover o controle impecável da dor e de outros sintomas de sofrimento físico;

6. Reconhecer, avaliar, discutir e oferecer acesso a serviços para o atendimento psicológico, social e questões espirituais;

7. Proporcionar o acesso ao apoio terapêutico no final de vida através da melhoria na qualidade de vida percebida pelo paciente, família e cuidadores;

8. Organizar e promover a continuidade dos cuidados oferecidos ao paciente e sua família no hospital, consultório, em casa ou em outra instituição;

9. Manter uma atitude de suporte educacional a todos os envolvidos nos cuidados diretos com o paciente;

10. Celebrar intensamente a vida até que a morte chegue.

Com o objetivo de oferecer o melhor atendimento aos pacientes carentes que enfrentam o câncer, a instituição no dia 13/05/2019 iniciou a construção do Centro de Cuidados Paliativos “Jesuína Rosa Silva

QUEM FOI JESUÍNA ROSA SILVA?

Mesmo com um diagnóstico de câncer avançado, já submetida a várias linhas de tratamento, é possível acreditar nos sonhos e na partilha do amor? Quem conviveu com Jesuína Rosa Silva certamente afirmaria que sim.

Jesuína Rosa, 22 anos, de Serranópolis de Minas, enfrentou um câncer no ovário entre 2014 e 2017. Natural de Serranópolis de Minas, a jovem foi assistida nestes 3 anos pela na Associação Presente.

Durante os últimos meses de vida, Jesuína recebia com excelência os cuidados paliativos na sede da Associação Presente. Contava que se sentia em casa e que foi apresentada ao amor nos anos que foi acolhida pela Associação Presente, passando a demonstrar muita força de vontade para viver cada segundo ao máximo. A história da jovem comoveu várias pessoas, que após assistirem uma matéria jornalística exibida pela televisão local, resolveram ajudá-la a conhecer o mar.

Em dezembro de 2016, Jesuína foi presenteada com passagens e hospedagem para Cabo Frio, Arraial do Cabo e Rio de Janeiro, acompanhada por uma profissional da Associação Presente. O primeiro contato com o mar, no dia 13, foi na Praia do Forte, uma das mais bonitas do estado do Rio de Janeiro. Jesuína não conseguiu esconder a emoção e brincou muito no mar. A jovem fez passeios pelos principais pontos turísticos da região.

Depois de tantas lutas e com o sonho realizado, Jesuína conseguiu ir de encontro ao mar, mas foi de encontro ao Pai dois meses depois, no dia 31 de março de 2017. A Associação Presente homenageia, portanto, uma das assistidas da instituição que recebeu do diagnóstico do câncer ao último suspiro de vida, a melhor qualidade de final de vida possível.

O Centro de Cuidados Paliativos permitirá que as famílias transfiram um ente querido, em estado terminal, para uma unidade de internação com atendimento profissional, com recursos para tratamento intensivo, e, outras facilidades hospitalares que se façam necessárias a este tratamento. Serão 12 leitos para este fim, sendo que pelo menos 2 leitos serão especialmente preparados para o paciente infantil.

O projeto de construção do Hospice – Centro de Cuidados Paliativos Jesuína Rosa Silva, possui um orçamento de construção (anexo) no valor R$ 2.217.993,24 (Dois milhões, duzentos e dezessete mil, novecentos e noventa e três reais e vinte e quatro centavos).

A construção do Hospice (Centro de Cuidados Paliativos) está sendo feita em terreno cedido pela prefeitura de Montes Claros, no bairro Canelas de área total de 666,41 m² sendo a previsão de construção para área total de 986,08 m² planejado de forma que a área do pavimento térreo seja de 545,55 m² e a área do pavimento superior seja de 440,53 m².

O Hospice contará com 6 quartos com 12 leitos, todos com banheiros acessíveis, varanda, sala de convivência, espaço para profissionais residentes, consultório médico, almoxarifado, copa, rouparia, sala de espera e recepção, espaços para atividades manuais e socialização, como sala de TV, sala de artesanato, varandas, além dos espaços de apoio como posto de enfermagem, além de sala de Apoio Psicológico e Terapia Ocupacional, sala de voluntários, entre outros.